Blog

LGBT heart shape

Um Rio para todos e todas

O Rio de Janeiro sempre foi conhecido pela sua pluralidade.

No dia 09 de junho, tive uma conversa muito importante sobre direitos LGBTI com o presidente do PDT Diversidade no estado do Rio, Thiago Veras, e a advogada Maria Eduarda Aguiar, presidente do grupo Pela Vidda. A live completa está disponível no link: https://youtu.be/gZU9dnPKMR0

Em primeiro lugar, o respeito é fundamental. Em minha trajetória na Polícia Civil, sempre lutei para garantir a dignidade de todas as pessoas e combater qualquer tipo de discriminação. Foi na minha gestão enquanto chefe da Polícia Civil do estado do Rio que as delegacias passaram a registrar o nome social de travestis e transexuais nos boletins de ocorrência. Além de um sinal de respeito, tal medida também contribui para que possamos identificar os crimes por preconceito.

Maria Eduarda Aguiar, minha convidada nesta live, foi uma das advogadas responsáveis pela criminalização da LGBTfobia no Supremo Tribunal Federal, no ano passado. Já foi um grande avanço. Segundo dados do Grupo Gay da Bahia, 329 pessoas morreram por crimes de LGBTfobia em nosso país no ano de 2019. Também há maior dificuldade para essa população em ter acesso à educação, à saúde e ao mercado de trabalho.

Os profissionais da CEDS Rio (Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual) fazem um trabalho muito importante na Prefeitura atendendo aos LGBTs mais vulneráveis, levando informação, dignidade, apoio. É preciso que isso seja uma política de Estado, não só de um ou outro governo.

Como deputada, delegada e, acima de tudo, como uma carioca que ama a nossa cidade, irei sempre lutar para que aqui seja um lugar de alegria e respeito para todos!

Ainda não há nenhum comentário.