Blog

site-martha-rocha-por-um-rio-sustentavel-thumb-min

Por um Rio sustentável

A pandemia nos mostrou o quão precário ainda é o nosso sistema de saúde e como é frágil a nossa rede de proteção social. Mais do que nunca, precisamos solucionar os problemas do presente e olhar para o futuro. O desenvolvimento sustentável é o principal tema do século 21 e precisa fazer parte da agenda do Rio de Janeiro. Nossa cidade pode ser ainda mais humana, equilibrada e criativa.

Os principais governos de todo o mundo já se reúnem para planejar o mundo pós-pandemia, que pretende acelerar a transição para uma economia verde. O Brasil e o Rio de Janeiro não podem ficar de fora. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos como Objetivos Globais das Organizações das Nações Unidas (ONU), são diretrizes que devem fazer parte de uma gestão municipal. Uma cidade como o Rio de Janeiro – com tantos parques, morros, lagoas, florestas – tem todo o potencial para ser referência ecológica.

Pensar o meio ambiente é pensar a qualidade de vida das pessoas. Ainda temos no Rio, infelizmente, áreas em que a população sequer tem acesso à água potável ou uma moradia digna. Muitos acabam construindo suas casas em áreas de risco e sofrendo com as perdas após chuvas e deslizamentos. Segundo um estudo da Casa Fluminense, mais de duas mil pessoas sofreram complicações de saúde por falta de água tratada na região metropolitana do Rio em 2018.

Quando eu digo que sonho com um Rio sustentável, falo de uma cidade com saneamento básico, moradia digna para todos, transporte rápido e de qualidade, atendimento básico na saúde, lazer e cultura acessíveis, desenvolvimento com justiça social e preservação do meio ambiente.

Recentemente, o governo do estado sancionou uma lei da qual fui coautora, garantindo isenção de ICMS cobrado na energia aos cidadãos que tiverem pequenos geradores de energia solar fotovoltaica. Essa é uma forma do Estado incentivar e estimular a transição para uma economia verde.

Políticos e lideranças da sociedade civil de toda a América Latina já estão se unindo em prol das mudanças necessárias que precisamos. Uma iniciativa interessante é o Plano de Recuperação Econômica com Justiça Social e Ambiental 2020-2030 (https://www.nuestraamericaverde.org/pt/home-pt/). O projeto traz propostas e metas importantíssimas, e abertas à colaboração da sociedade. Contem comigo! Estou comprometida em tornar o Rio uma cidade sustentável e exemplo para o mundo!

Ainda não há nenhum comentário.